quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como comprar serviços de corte e perfuração de concreto (S.P.C.P.)


O mercado de serviços de corte e perfuração de concreto há anos permanece apresentando um ligeiro crescimento. Apesar de já bastante difundido, muitos usuários desse processo ainda não estão suficientemente informados sobre como contratar esse tipo de serviço. É o que afirma Gilberto Giassetti, diretor comercial da Porto Seguro Cortes e Furos, empresa prestadora deste tipo de serviço com quase vinte anos de atividade. “Percebemos já no momento da negociação que ainda há grande desconhecimento por parte dos usuários, o que às vezes retarda o início dos trabalhos”.

Serviços de corte e perfuração de concreto são bastante comuns no setor de construção civil: construtoras, instaladoras de sistemas elétricos e hidráulicos, e mesmo estabelecimentos industriais e comerciais são usuários deste tipo de serviço. “Como os usuários fazem uso do serviço somente quando há necessidade, nem sempre os responsáveis estão familiarizados com alguns cuidados necessários na hora da contratação, para que o serviço possa ocorrer sem surpresas desagradáveis no caminho”, explica o diretor. “É papel da empresa prestadora de serviço orientar o cliente em todos os passos, mas, conhecendo e observando o mercado há anos, vemos que isso nem sempre acontece”, completa.

O principal problema nesta etapa inicial é a falta de informação. Um problema comum é o contratante passar à contratada informações erradas ou insuficientes para a realização do serviço. Neste caso, o resultado pode ser um orçamento falho ou incompleto, mas, principalmente, a especificação do equipamento a ser usado pode acabar incorreta, gerando dificuldades ou até mesmo impedindo a execução do trabalho. “A informação incorreta pode deixar sob risco a equipe que executa o trabalho e o dimensionamento da equipe pode ser errado. Tudo isso afetaria o prazo, a qualidade e o custo do trabalho”, explica Giassetti. Segundo ele, é recomendável que profissionais envolvidos na execução da obra, como o engenheiro de campo ou o encarregado do trabalho, sejam consultados na hora da compra de serviços de corte e perfuração, pois, em geral, conhecem bem as necessidades locais e mantêm-se mais atualizados com as informações necessárias.

Convivendo com este tipo de situação cotidianamente, a equipe técnica e comercial da Porto Seguro Cortes e Furos preparou um guia para orientar os usuários na tarefa de comprar serviços de corte e perfuração de concreto (S.C.P.C.). “Respondendo esses tópicos é possível passar as informações à empresa prestadora do serviço de maneira mais precisa”, explica Gilberto Giassetti, líder da equipe.

        
 O que você precisa saber antes de consultar uma empresa de S.C.P.C.:

Em primeiro lugar, seja detalhista. Em se tratando de obras, reformas e construções, estar atento aos detalhes pode fazer toda diferença na qualidade final do serviço realizado. Na contratação de serviços de S.C.P.C., liste com atenção todos os itens, das condições do local até os detalhes dos materiais a serem perfurados. Veja na tabela:




Informações necessárias
Furos de Vídea

Furos com coroa diamantada
Corte de Piso com disco diamantado
Corte de paredes com disco diamantado
Corte de estrutura de concreto com fio diamantado
Informar com exatidão a bitola do furo a ser executado. Gilberto Giassetti, diretor da Porto Seguro Cortes e Furos, alerta: “Nem sempre a bitola do furo é a mesma do ferro a ser colado ou do tubo que passará pelo furo. Deve haver espaço para a cola no primeiro caso e folga para passar o tubo no segundo caso”.
x
x



Definir a quantidade de furos a ser executada, assim como a sua  profundidade.
x
x



Detalhar a posição dos furos a serem executados: vertical, horizontal, inclinados, e se os furos são em paredes, vigas, pilares ou pisos. É necessário ainda apontar a que altura do piso deverão ser executados e qual a sua distribuição na área da obra (se são todos próximos ou se são espalhados).
x
x



Qual a tensão de energia existente no local? Qual a potência possível de ser instalada?
x
x
x
x
x
Para especificar o material a ser furado, seja o mais preciso possível, destacando dados como dureza, taxa de armação, tipo de agregado  etc.
x
x
x
x
x
Verificar as condições de acesso para as equipes dentro da obra: escadas, andaimes etc.
x
x
x
x
x
Verificar se a obra requer integração de segurança, qual o tempo necessário e quais os documentos exigidos.
x
x
x
x
x
O serviço será executado em horário normal ou em período noturno, feriados e finais de semana?

x
x
x
x
Existe água com pressão suficiente no local? Existe alguma restrição ao uso da água para a refrigeração da ferramenta diamantada?

x
x
x
x
Qual a profundidade exata do corte a ser executado? Informar se é necessário que o corte tenha espessura ou inclinação pré- determinadas.


x
x
x
A área de trabalho tem restrição para uso de equipamentos com motor a combustão?


x
x
x
Existe restrição de ruído no local da prestação do serviço?
x
x
x
x
x


Alguns itens são de extrema importância:

  • Os furos para colagem de chumbadores ou de arranques devem ter diâmetro ligeiramente maior que o da ferragem a ser colada. “Vale lembrar que os furos de vídea não conseguem transpor ferragens e, caso encontrem a armadura antes de atingirem a profundidade desejada, terão de ser deslocados”, explica Gilberto Giassetti.

  • Os furos com coroa diamantada para passagem de tubulações devem ser pelo menos 1/4" maiores que o diâmetro externo da tubulação a ser instalada.

  • No caso de corte de pisos é imprescindível saber a profundidade exata do corte. Uma pequena mudança, às vezes, determina a necessidade da troca de um equipamento. “Para exemplificar: para corte de pisos de até 13 cm usamos uma máquina com motor de 11 HP. Para cortar um piso com 14 cm teremos de usar uma máquina com motor de 20 HP, que é bem diferente do primeiro caso”, aponta o diretor da Porto Seguro Cortes e Furos.

  • “Não se esqueça de, ao contratar uma empresa de S.C.P.C., analisar também a capacidade de técnica da empresa, seu currículo, sua estrutura, documentos legais cabíveis e verificar se há uma estrutura de engenharia, segurança do trabalho e meio ambiente para evitar problemas futuros”, recomenda Giassetti.


Saiba Mais:

Para quem não se depara diariamente com serviços de corte e perfuração de concreto, as diferentes modalidades do serviço podem parecer confusas. Consultamos Gilberto Giassetti, diretor comercial da Porto Seguro Cortes e Furos, que indicou o melhor uso para cada modalidade:

1)   Furos de vídea  - Brocas de vídea são as brocas adequadas para furos em concreto e alvenaria, por terem uma ponta de metal mais duro.


2) Furos com coroa diamantada – equipamentos rotativos (discos). Perfurações com coroas diamantadas de pequenos e grandes diâmetros são amplamente utilizadas em instalações elétricas, hidráulicas, azulejos, pisos, lajes, dutos de exaustão, sistema de ar condicionado entre outros.


3)Corte com disco diamantado - Os grãos de diamante são fixados no disco através de uma liga metálica. Conforme ela se desgasta, os diamantes da superfície vão se quebrando e sendo eliminados juntos com o material cortado. “O corte com disco diamantado (Wall saw) possui alta precisão de corte, com um alinhamento preciso para a ação e comando remoto do operador, garantindo-lhe ainda mais segurança”, comenta Gilberto. Os equipamentos para este tipo de corte possuem dois componentes: o trilho propriamente dito, com o disco de corte, e uma unidade hidráulica de potência, com motor elétrico, bomba hidráulica e painel de potência.
Onde Usar: Abertura de janelas e passagens através de paredes de concreto, remoção de vigas, remoção de estruturas e abertura de juntas.


4)Corte  com fio diamantado
Cortar com fio diamantado (wire saw) é a forma mais simples e eficaz de remover construções de concreto de grandes dimensões, ou de fazer furos em paredes grossas. Não há virtualmente nenhum limite em termos de profundidade de corte. O concreto a ser cortado é laçado com o fio diamantado que se desloca a uma velocidade de 20 a 30 m/s sobre a superfície do concreto e ao fazê-lo passa a cortá-lo.
Onde Usar: Corte e demolição de grandes estruturas de concreto armado, bases de máquinas, corte de pilares de concreto, demolição de chaminés, torres e fundações. Também pode ser empregado em ambiente subaquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário